
ONG DCM - Defesa e Cidadania da Mulher
CNPJ: 08.435.390/0001-34 Inscrição Municipal 037548-9
Lei de Utilidade Pública nº 1413 de 24 de outubro de 2008
CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social nº 8/2012
CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Registro nº 069/2018
CEBAS– Cert. De Entidades Beneficentes de Assist. Social Nº 55932/2019
Endereço: Rua Primeiro de Janeiro, nº954/958, Vila Mirim - Praia Grande - São Paulo. CEP: 11704-800
Tel. (13) 3495-4913
PROJETOS EM ANDAMENTO

A ONG DCM, em parceria com a Defensoria Pública do estado de São Paulo, oferece desde 2018 uma prestação de serviço de suplementação à assistência jurídica integral e gratuita ás pessoas legalmente necessitadas.
Contando com um corpo jurídico composto por:
1 coordenador/advogado (Dr. Marcelo Tadeu Maio), 2 advogadas (Dra. Katia de Oliveira e Dra. Maria de Fatima Medeiros de Santana), 1 psicóloga (Adriana Pereira Thomaz) e 1 assistente social (Ana Paula Pereira de Francisco).
São encaminhados durante o mês, uma meta de 90 atendimentos sendo eles enviados pela Defensoria Regional Praia Grande e Curadoria de Santos. O Termo de Colaboração com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo está no Portal da Transparência para maiores informações.

TERMO DE COLABORAÇÃO COM A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Nº04/2023



Abra nossa galeria de fotos e conheça um pouco mais!

TERMO DE COLABORAÇÃO COM A SECRETARIA DE JUSTIÇA E CIDADANIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
IMPLANTAÇÃO DO CRAVI BAIXADA SANTISTA - CENTRO DE REFERÊNCIA E APOIO A VÍTIMA




O CRAVI é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como objetivo geral promover o reconhecimento e o acesso aos direitos das vitimas de violência, visando a consolidação dos direitos humanos e o exercício da cidadania.
O CRAVI possui equipes multidisciplinares compostas por psicólogos, assistentes sociais e advogados que oferecem orientação e atendimento social, psicológico e jurídico, gratuitamente, a vítimas e familiares de vítimas de crimes de homicídio, latrocínio, ameaça, violência doméstica, violência sexual e tráfico de pessoas.
Pontos de atendimento:
Endereço: Av. Nossa Senhora de Fátima, 456 - Chico de Paula - Santos.
Telefone (13) 3209-8080.
Endereço: Av. Presidente Wilson nº 1126 SEDE DO CIC - Itararé - São Vicente.
Telefone (13) 3467-2997.
Endereço: Rua Primeiro de Janeiro nº954 - Vila mirim - Praia Grande.
Telefone: (13)3495-4913.



PROJETO FLOR DE LOTUS




Abra nossa galeria de fotos e conheça um pouco mais!
O Grupo Flor de Lótus realiza o trabalho de acolhimento humanizado, escuta qualificada, empoderamento, mostrando a essa atendida a mulher forte e empoderada, que existe dentro da mesma, fazendo com que durante o trabalho com o grupo, oficinas, com a psicóloga, ouvindo outra histórias... venha reverberar em bons sentimentos e uma vivência salutar dentro de seus lares e seu meio social.
As oficinas são direcionadas à partir dos temas discutidos mês a mês.
Tem por foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo ações complementares assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade, e encontros intergeracionais de modo a desenvolver sua convivência familiar e comunitária.
Contribuir para a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação como cidadã.
Detectar necessidades e motivações, habilidades e talentos, propiciando vivências para o alcance da autonomia e protagonismo social, estimulando a participação na vida pública e no território, além de desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.
O grupo Flor de Lotus se encontra quinzenalmente as Sextas-feiras a partir das 15h00 na Instituição DCM
(Rua Primeiro de Janeiro, nº954, Vila Mirim Praia Grande).

PROJETO RECICLA PRAIA GRANDE EM PARCERIA COM ONG ESPAÇO URBANO
O programa “Recicla Praia Grande” tem como objetivo angariar materiais higienizados por meio da troca por produtos, estimulando assim a consciência ambiental, a redução do volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e o encaminhamento correto de um material de qualidade as cooperativas.
A iniciativa prevê a aplicação de ações de gamificação e mobilização social de forma integrativa e personalizada para toda a população. Desta forma, é possível incentivar uma mudança de cultura e conduta em relação aos resíduos com: campanhas de troca de recicláveis, secos e higienizados, por prêmios; ações de conscientização; troca de ingressos em eventos e espaços culturais; arrecadação de recicláveis para beneficiar instituições, empresas e parceiros, entre outros.
Loja Recicla PG - Inicialmente, as campanhas e ações de mobilização serão implementadas em ativações públicas municipais em locais como Ecopontos e as secretarias municipais. Para isso, os cidadãos receberão os valores equivalentes em uma moeda institucional, denominada moeda ecológica solidária, ou cupons para participação em sorteios, após a devida pesagem e conversão.
Cooperativas – Os produtos entregues são destinados para a Coopervida – Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida, e para a Acamar – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis. Desta forma, cerca de 100 famílias que atuam nesses dois locais são diretamente beneficiadas, inclusive, financeiramente, já que a tendência é de aumento da quantidade de materiais para reciclar.
A ONG DCM se tornou um ECO PONTO de troca e está aberta todas as quartas-feiras a partir das 14h para receber a população.
Rua Primeiro de Janeiro nº948, Vila Mirim, Praia Grande.



