top of page

PROJETOS CONSOLIDADOS

Construindo o Futuro (2010-2013)

    

Desde 2010, a cidade de Praia Grande tem um Ponto de Cultura. Isso porque a Organização Não Governamental (ONG) Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) foi uma das 300 instituições selecionadas pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o Ministério da Cultura (MinC) para aderir ao convênio, graças ao projeto de oficina de artesanato “Construindo o Futuro”.

 

Buscamos por meio do comércio, encontrar uma forma para auxiliar estas mulheres e sua família. Através do programa Ponto de Cultura, a entidade manteve ativo o projeto "Construindo o Futuro", que consiste em confeccionar produtos como agendas, objetos de decoração como lustres, porta-retratos, flores, vasos, utilizando como matéria-prima a fibra de bananeira.

"Com a confecção e venda, conseguimos que essas mulheres tenham consciência sobre o meio ambiente, sustentabilidade e sobre conservação e, com isso, elas passaram a entender que têm o direito de serem cidadãs" - Presidente Fundadora. 

 

Como resultado, até o último ano de funcionamento do projeto, a DCM já conseguiu auxiliar cerca de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade em qualquer setor, seja ele financeiro ou social. Percebemos que o comércio sustentável é uma boa opção de ajudarmos as mulheres, fortalecendo sua autonomia, e cuidando do planeta de maneira sustentável.
 

Image by Bryony Elena
historia-da-costura-2-1536x1024-1.webp

Oficina de Moda e Beleza (2014 – 2019)

​​Inicialmente, pensando em oferecer oportunidades de emprego e empoderamento para as mulheres que eram assistidas pela ONG, em maio de 2014, firmamos um convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, no projeto idealizado pela Lu Alckmin, "Escola de Moda e Escola de Beleza".

A Oficina de Moda traz cursos de Corte e Costura, Modelagem, Bordado em Pedraria, Bordado em Linha, Crochê e Confecção de Uniformes Escolares, enquanto que a Oficina de Beleza traz curso de Manicure e Pedicure.

 

Durante os 6 anos de projeto, formamos mais de 17 turmas, com mais de 180 alunas durante esses anos de curso.
 

        Projeto Meninas em Movimento (2019 – 2020)

Durante 18 anos, a ONG DCM vem atuando contra a violação dos direitos da mulher, entre estes, o feminicídio e violência doméstica, assim como toda forma de vulnerabilidade apresentada neste contexto, também atuando em favor das mulheres e suas famílias.

  Com o passar dos anos, constatamos as graves consequências geradas pela violência doméstica, não somente na mulher agredida, mas principalmente em seus filhos, sendo essa uma preocupação crescente. Essas consequências geradas, criam cicatrizes na formação de identidade do indivíduo, o que compromete seu desenvolvimento e ocasiona problemas de percepção sobre a sua vida e sobre o mundo a sua volta.
 

O projeto "Meninas em Movimento" foi totalmente elaborado para atuar nesse contexto, auxiliando na expressão dos sentimentos, valorização da autoestima, conhecimento do próprio corpo e fortalecimento da autoconfiança, beneficiando seu vínculo familiar e na comunidade.

 

 O Termo de Fomento 009/2019, foi firmado no dia 17 de Abril de 2019, entre a ONG DCM, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Praia Grande. O público alvo é de crianças e adolescentes, de 08 a 15 anos, do sexo feminino, por meio de atividades socioeducativas de arte e cultura, através de oficinas de dança de rua.
 

O projeto "Meninas em Movimento" foi multidisciplinar, acompanhado por monitoras de dança, psicóloga e assistente social. Além das aulas e oficinas, um calendário de reuniões, dinâmicas de grupo e rodas de conversas semanais foram realizados, sempre abordando temas ligados ao empoderamento feminino, fortalecimento de vínculo familiar, estimulando a igualdade de gênero e cultura da paz, com ênfase na prevenção de gravidez na adolescência, educação sexual e violência doméstica.

Capoeira no terraço
Roda de capoeira

Projeto "A ARTE TRANSFORMANDO VIDAS!!!” foi criado para atender crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades socioeducativas de arte e cultura, através de oficinas de dança urbanas e capoeira, e posteriormente, com aulas de libras. Paralelamente o projeto contou com rodas de conversa semanais com as crianças, adolescentes e os responsáveis legais, com o intuito de acompanhar, informar, sensibilizar, orientar e trocar informações, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
 

A prática artística e cultural auxiliará na expressão dos sentimentos, na valorização da autoestima, estimulando também, a concentração, coordenação motora, consciência corporal, memória, raciocínio, processo criativo, ajudando na comunicação, nos relacionamentos e melhorando a autoconfiança das crianças e adolescentes, beneficiando também suas famílias e sua comunidade.
 

A atuação junto às crianças e adolescentes e respectivas famílias consistiram também em atendimento multiprofissional, onde foi realizada orientação aos pais/responsáveis. Além de atividades de convivência e fortalecimento de vínculos que consta de atividades em grupo com as crianças e adolescentes, organizado de acordo com a faixa etária.

 

O projeto teve como objetivo trabalhar a prevenção das diversas formas de violências, através de oficinas de danças urbanas, capoeira, aulas de libras e atendimentos multiprofissional, estimulando o respeito ao seu corpo, ao seu núcleo familiar, amigos e empatia ao seu grupo social, respeito e inclusão. Orientando e realizando a escuta qualificada, sempre abordando temas ligados ao empoderamento feminino, estimulando ao respeito da diversidade de gênero e a cultura da paz, com ênfase na prevenção de gravidez na adolescência e educação sexual, como instrumentos para que as atendidas pelo projeto possam mudar sua visão de mundo, visualizem suas potencialidades e melhorem suas perspectivas, utilizando a arte e a cultura como instrumentos de inclusão social.

 

Ao longo do projeto foram atendidas (os) mais de 50 crianças/adolescentes.

Abra nossa galeria de fotos e conheça um pouco mais!

        Projeto A Arte Transformando Vidas (2023)

logo dcm

Desde 2005 ONG DCM Defesa e Cidadania da Mulher!

bottom of page